sábado, 15 de junho de 2013

ANIMAIS SILVESTRES


Recurso “Quem  sou eu?”


Recurso completo




Tema: Animais Silvestres

Apresentação:
O Recurso “Quem  sou eu?”é um recurso articulado entre as disciplinas de: Ciências Naturai, Português e Matemática. Foi construído durante o 5° semestre do curso de Pedagogia.
Autores: Carla Lucia e Paula Correa.
Objetivo:  Oferecer ao aluno do 1°ano do Ensino Fundamental,  uma atividade prazerosa e efetiva, utilizando do tema Animais Silvestres como veículo entre as disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais e Didática.
O recurso  é uma caixa surpresa que no seu interior contém: um livro sobre os animais silvestres, cartões com pequenos textos informativos, cartões  respostas e  alfabeto móvel para escritas.
A finalidade da brincadeira é utilizar do tema animais silvestres como fonte de conhecimento articulador nas disciplinas: Ciências naturais (diferentes animais e suas características; Português(escritas dos nomes); Matemática (representações de quantidade, peso e tamanho); Didática(utilização de letras em diferentes categorizações gráficas, e de palavras que contenha representações gráficas de maior complexidade);
Metodologia:
 Apresentar o recurso em clima de suspense e informar que a atividade será uma gincana;
Organizar os alunos em roda, e fazer a leitura do livro, permitindo que os alunos visualizem as imagens e que façam possíveis perguntas;
Dividir os alunos em 4 grupos de 5, solicitar que cada grupo se  nomeiem escolhendo um animal, escrever na lousa os nomes dos grupos;
Distribuir em cada grupo: 1 alfabeto móvel;
Fazer a leitura da primeira questão, permitindo que os alunos reflitam a respeito das informações dadas;
Distribuir o cartão resposta n°1 para cada grupo e estimular os alunos a refletir;
Iniciar as escritas  através da palavra ”VALENDO’’;
Parar as escritas através da palavra ”TEMPO ESGOTADO”;
Fazer a correção das escritas(o cartão pergunta contem em seu verso a palavra grafada conforme as normas ortográficas);
Atribuindo 2 ponto para os grupos que apresentaram a escrita correta, e aos que não conseguiram oferecer mais dois minutos para refazer a escrita, atribuir 1 ponto se forem bem sucedidos;
Iniciar a leitura da  segunda questão  e assim sucessivamente;
Ganha A equipe que fizer a maior  quantidade de pontos (os pontos serão marcados na lousa e a soma será feita por um dos integrantes de cada grupo);

Regras:
Os grupos devem se nomear escolhendo um animal silvestre e ouvir atentamente a leitura das perguntas feita pela educadora;
Refletir sobre as pergunta e utilizar da imagem como apoio, em caso de dúvida solicitar o educador;
Iniciar as escritas das palavras, após ouvir a palavra “valendo” e parar a escrita quando ouvir a palavra “tempo esgotado”.
Ganha 2 pontos a equipe que apresentar na primeira tentativa a  palavra escrita 
 Ganha 1 ponto a equipe que apresentar na segunda tentativa a palavra escrita corretamente;

Avaliação será processual focada na participação.


Livro:

ANIMAIS SILVESTRES
1
Animais  silvestre são todos os animais que vivem ou nascem em um ambiente natural, como as florestas, rios e oceanos.
São exemplos de animais selvagens:

Onça, javali, águia, macaco, urso, tucano, arara, foca, papagaio, panda, girafa, hipopótamo, leão, coelho, pinguin, elefante, canguru, zebra, búfalo, raposa, e outros.



Javali 


2
Animais Silvestres


Animais  domésticos  são   animais  que já estão acostumados a viver perto das pessoas como o gato, cachorro, galinha, porco e entre outros.

Animais domésticos

3
Todo animal deve ser tratado com respeito  e por isso,  precisamos  entender que os animais silvestres são animais que precisam de um ambiente natural para nascer, crescer e reproduzir.


                                   Casal de papagaios

4
Muitos dos animais silvestres são selvagens e quando percebe a presença do homem podem mudar seus comportamentos.

Podendo avançar, morder ou arranhar por achar que vamos fazer mal a eles.
  
Muitos dos animais silvestres estão correndo risco de extinção, ou seja, estão correndo  risco de desaparecerem da natureza.

A caça é um das causas de extinção de algumas  espécies, mas atualmente o grande inimigo da natureza é o tráfico de animais.


5
Tráfico de animais significa retirar os animais da natureza para comercia-los nas grandes cidades.
  

Tucano capturado 

6

Retirar os animais silvestres de seus  lugar natural,  é uma agressão à natureza além de ser crime ambiental.

Quando os caçadores ou traficantes de animais capturam os seus alvos, não se preocupam com o bem estar dos animais, porque seus interesses estão somente no  lucro que terão com a venda desses animais indefesos. 

Levando muito dos animais á morte.





Papagaios capturados mortos

7
Como medida de proteção à natureza, o trabalho do IBAMA é zelar pela proteção dos animais e   considera crime o porte ilegal de animais silvestres.

Por isso ter um animal silvestre em casa além de ser uma agressão a natureza é também  muito perigoso.

Além de prejudicar o equilíbrio da natureza, a pessoa que é pega pelo IBAMA portando animais contrabandiados, pode ser levada presa de  6 meses a 1 ano de prisão, além da  multa que deverá ser paga.

Esse crime de tirar um animal da natureza é chamado de tráfico de animais.


Peles de animais capturados pela Polícia Federal
  
8
Quando o IBAMA  recebe informação de que certo local pode ter animais contrabandiados, ele vai até o local, resgata os animais prestando cuidados e quando em condições devolvem para a natureza.




Animais sendo levados para serem soltos


9
Que só autoriza essa criação  após a confirmação de que os animais viverão  em um hambiente  de cuidado.

São criadores cadastrados:
·      conservacionistas;
·      zoológicos:
·      entidades científicas;
·      comerciantes;
·      amadores;

Os animais são parte fundamental da cadeia natural e se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza.

Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde os alimentos até os remédios.

10

Precisamos combater o tráfico de animais silvestres, e uma maneira bem simples e importante é não comprar animais que não são autorizado pelo IBAMA.


Arara azul no zoológico 

Assim podemos diminuir a procura desse comercio ilegal e cruel.  Se  os traficantes de animais não tiverem  para quem venderem, deixaram de caçar.

Fotos do livro:


foto da capa

Fichas da atividade

Jogos e links:


Referências:

http://www.ibama.gov.br/
http://www.tomdamata.org.br/
http://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/ 














Um comentário: