O Recurso “Quem sou eu?”é
um recurso articulado entre as disciplinas de: Ciências Naturai, Português e
Matemática. Foi construído durante
o 5° semestre do curso de Pedagogia.
Autores:
Carla Lucia e Paula Correa.
Objetivo: Oferecer ao aluno do 1°ano do Ensino Fundamental, uma atividade prazerosa e efetiva, utilizando
do tema Animais Silvestres como
veículo entre as disciplinas de Português, Matemática, Ciências Naturais e
Didática.
O recurso é uma caixa surpresa que no seu interior contém: um
livro sobre os animais silvestres, cartões com pequenos textos informativos,
cartões respostas e alfabeto móvel para escritas.
A finalidade da
brincadeira é utilizar do tema animais silvestres como fonte de conhecimento
articulador nas disciplinas: Ciências
naturais (diferentes animais e suas características; Português(escritas dos nomes); Matemática
(representações de quantidade, peso e tamanho); Didática(utilização de letras em diferentes categorizações
gráficas, e de palavras que contenha representações gráficas de maior
complexidade);
Metodologia:
Apresentar o
recurso em clima de suspense e informar que a atividade será uma gincana;
Organizar
os alunos em roda, e fazer a leitura do livro, permitindo que os alunos
visualizem as imagens e que façam possíveis perguntas;
Dividir
os alunos em 4 grupos de 5, solicitar que cada grupo se nomeiem escolhendo um animal, escrever na
lousa os nomes dos grupos;
Distribuir
em cada grupo: 1 alfabeto móvel;
Fazer
a leitura da primeira questão, permitindo que os alunos reflitam a respeito das
informações dadas;
Distribuir
o cartão resposta n°1 para cada grupo e estimular os alunos a refletir;
Iniciar
as escritas através da palavra ”VALENDO’’;
Parar
as escritas através da palavra ”TEMPO ESGOTADO”;
Fazer
a correção das escritas(o cartão pergunta contem em seu verso a palavra grafada
conforme as normas ortográficas);
Atribuindo
2 ponto para os grupos que
apresentaram a escrita correta, e aos que não conseguiram oferecer mais dois minutos
para refazer a escrita, atribuir 1
ponto se forem bem sucedidos;
Iniciar
a leitura da segunda questão e assim sucessivamente;
Ganha
A equipe que fizer a maior quantidade de
pontos (os pontos serão marcados na lousa e a soma será feita por um dos
integrantes de cada grupo);
Regras:
Os
grupos devem se nomear escolhendo um animal silvestre e ouvir atentamente a
leitura das perguntas feita pela educadora;
Refletir
sobre as pergunta e utilizar da imagem como apoio, em caso de dúvida solicitar
o educador;
Iniciar
as escritas das palavras, após ouvir a palavra “valendo” e parar a escrita quando ouvir a palavra “tempo esgotado”.
Ganha
2 pontos a equipe que apresentar na
primeira tentativa a palavra
escrita
Ganha 1
ponto a equipe que apresentar na segunda tentativa a palavra escrita
corretamente;
Avaliação será
processual focada na participação.
Livro:
ANIMAIS
SILVESTRES
1
Animais silvestre
são todos os animais que vivem ou nascem em um ambiente natural, como as
florestas, rios e oceanos.
São exemplos de
animais selvagens:
Onça, javali, águia,
macaco, urso, tucano, arara, foca, papagaio, panda, girafa, hipopótamo, leão,
coelho, pinguin, elefante, canguru, zebra, búfalo, raposa, e outros.
2
Animais Silvestres
Animais domésticos são animais que já estão acostumados a viver
perto das pessoas como o gato, cachorro, galinha, porco e entre outros.
![]() |
Animais domésticos |
Todo animal deve ser tratado com respeito e por isso, precisamos entender que os animais silvestres são animais que precisam de um ambiente natural para nascer, crescer e reproduzir.
![]() | |
6
Retirar os animais silvestres de seus lugar
natural, é uma agressão à natureza além de ser crime ambiental.
Quando os caçadores ou traficantes de animais capturam os seus alvos, não se preocupam com o bem estar dos animais, porque seus interesses estão somente no lucro que terão com a venda desses animais indefesos.
Levando muito
dos animais á morte.
|
![]() |
Papagaios capturados mortos
|
7
Como
medida de proteção à natureza, o trabalho do IBAMA é zelar pela proteção dos
animais e considera crime o porte ilegal de animais silvestres.
Por
isso ter um animal silvestre em casa além de ser uma agressão a natureza é
também muito perigoso.
Além
de prejudicar o equilíbrio da natureza, a pessoa que é pega pelo IBAMA portando
animais contrabandiados, pode ser levada presa de 6 meses a 1 ano de
prisão, além da multa que deverá ser paga.
Esse
crime de tirar um animal da natureza é chamado de tráfico de animais.
![]() |
Peles de animais capturados pela Polícia Federal |
8
Quando
o IBAMA recebe informação de que certo local pode ter animais contrabandiados,
ele vai até o local, resgata os animais prestando cuidados e quando em condições devolvem para a natureza.
![]() | |
9
Que só autoriza essa criação após
a confirmação de que os animais viverão em um hambiente de
cuidado.
São criadores cadastrados:
· conservacionistas;
· zoológicos:
· entidades científicas;
· comerciantes;
· amadores;
Os animais são parte fundamental da
cadeia natural e se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da
natureza.
Todos os seres vivos dependem da
natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde os alimentos até os
remédios.
10
Precisamos combater o tráfico de
animais silvestres, e uma maneira bem simples e importante é não comprar
animais que não são autorizado pelo IBAMA.
|
![]() |
Arara azul no zoológico
Assim podemos diminuir a procura desse comercio ilegal e cruel. Se os traficantes de animais não tiverem para quem venderem, deixaram de caçar.
|
Fotos do
livro:
![]() |
foto da capa
|
![]() |
Fichas da atividade |
Jogos e links:
Referências:
http://www.ibama.gov.br/
http://www.tomdamata.org.br/
http://www.sosma.org.br/nossa-causa/a-mata-atlantica/
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir