SEQUÊNCIA DIDÁTICA
DURAÇÃO DAS
ATIVIDADES: 6 Aulas
CONTEÚDOS:
LÍNGUA PORTUGUESA:
Gênero textual (Carta ao leitor): será trabalhado este gênero textual na
produção da carta ao leitor.
Gênero textual (convite): será trabalhado este
gênero textual na produção de um convite.
Gênero discursivo (História em quadrinho): será
trabalho este gênero discursivo na produção de uma HQ.
Gênero textual (Ficha técnica): será trabalhado este gênero textual na produção da ficha técnica da fauna e flora.
Gênero textual (Ficha técnica): será trabalhado este gênero textual na produção da ficha técnica da fauna e flora.
MATEMÁTICA:
Fração: Na atividade da confecção das bandeiras do S.O.S Mata Atlântica será trabalhada
fração.
CIÊNCIAS:
Extinção dos animais e desmatamento: Na atividade onde
os alunos confeccionarão a ficha técnica.
GEOGRAFIA:
Continentes: Serão trabalhados os continentes no
momento que for explicado, como a Mata Atlântica foi formada.
Clima: Será trabalhado clima na discussão do
documentário.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: será trabalho noções
básicas de informática utilizando a internet e os programas Microsoft Word e
Microsoft Publisher.
ATIVIDADE 1
Duração da atividade: 1 aula
No primeiro momento, na sala de aula serão
discutidas algumas questões referentes à Mata Atlântica tais como:
- O que é a Mata Atlântica?
- Como foi formada a Mata Atlântica?
- Quais animais que vivem na Mata Atlântica e quais animais estão em
extinção?
- O que é o desmatamento?
- Quais as conseqüências do desmatamento?
- Quem cuida da Mata Atlântica?
- O que é a fundação S.O.S Mata Atlântica?
- Qual o significado da
bandeira símbolo da fundação S.O.S Mata Atlântica?
- Qual animal é símbolo da Mata Atlântica?
No segundo momento no laboratório de informática, utilizando o recurso do vídeo, será assistido ao documentário “Mata Atlântica” dirigido por Paulo Rufino. Este vídeo-documentário, conta um pouco da história da formação da Mata Atlântica, a importância da Mata Atlântica, e quais as consequências do desmatamento. O vídeo está disponível no youtube , Documentário Mata Atlântica.Documentário Mata Atlântica
Após assistir será feita as discussões sobre do documentário, tais como:
- Como foi formada a Mata Atlântica?
- Qual e o clima predominante nesta região?
- Porque resta apenas 1% da Mata Atlântica no
Brasil?
- Qual a importância da Mata Atlântica para o
Brasil e para o mundo?
No terceiro momento em sala de aula, será
trabalhado a interdisciplinariedade, envolvendo a disciplina de Matemática,
trabalhando o conteúdo sobre fração. Será entregue aos alunos uma folha sulfite
contendo 24 quadrados. Em seguida, dará início a confecção das bandeiras do
S.O.S Mata Atlântica, primeiramente será pintado os quadrados deixando alguns
quadrados em branco formando a bandeira, indagando-os após a finalização das
bandeiras, sobre a fração representada
na bandeira.
![]() |
Bandeira S.O.S Mata Atlântica |
AVALIAÇÃO: Será avaliado o envolvimento nas discussões sobre
o documentário, na atividade da confecção da bandeira do SOS Mata Atlântica,
será avaliado conceito matemático de fração.
ATIVIDADE 2
Duração da atividade: 1 aula
No primeiro momento será utilizado o
laboratório de informática, será discutido com o grupo/classe sobre os animais
que estão em extinção na Mata Atlântica e sobre quais plantas que existem e
porque estão desaparecendo. Em seguida será explicado como fazer uma
ficha técnica, depois será confeccionado pelos alunos a ficha técnica
utilizando o programa Microsoft Publisher (iniciar> Microsoft Publisher>
Boletim Informativo).
A sala será organizada em dois
grupos (um grupo que ficará responsável por pesquisar sobre a fauna e o outro
sobre a flora), em seguida organizará estes dois grupos grandes em duplas. Cada
dupla irá procurar um animal ou uma planta que está em extinção, a pesquisa
será realizada na internet e a partir das informações coletadas irão fazer uma
ficha técnica, após a conclusão do trabalho as fichas técnicas deverão ser
impressas.
As informações e imagens sobre os
animais e plantas da Mata Atlântica encontram-se disponíveis no Google imagens.
AVALIAÇÃO: será avaliado, a escrita, o atendimento as
especificidades do gênero textual (ficha técnica), a participação, conhecimento
adquirido sobre o animal ou planta pesquisado e o envolvimento na
utilização da ferramenta Microsoft Publisher.
AVALIAÇÃO: será avaliado o conhecimento adquirido pelos os alunos sobre os animais que estão em extinção na Mata Atlântica.
ATIVIDADE 3
Duração da atividade: 2 aulas
Na sala de aula será entregue a cada
aluno, um álbum dos animais da Mata Atlântica. A finalidade deste álbum é
conhecer alguns animais em extinção da Mata Atlântica, a partir do conhecimento
adquirido através das pesquisas para realização da ficha técnica.
Os recursos materiais que fazem parte
deste álbum são os seguintes: álbum, 10 figurinhas de animais em extinção, 50
cartões com informações sobre os animais, cada animal terá 5 cartões de cores
distintas tais como: Mico-leão-dourado (laranja), Bugio (vermelho), Tamanduá
bandeira (rosa), Tatu-canastra (azul claro), Arara-azul-pequena (azul escuro),
Muriqui (marrom), Anta (roxo), Onça-pintada (amarelo), Jaguatirica (verde
claro) e a Capivara (verde escuro), algumas páginas do álbum trará algumas
informações da Mata Atlântica, biodiversidade e extinção e um envelope para
colocar as figuras dos animais. .
O álbum será utilizado da
seguinte forma, será feito um sorteio de uma figura de um animal que estará
dentro de um saquinho, em seguida olhará o número que está atrás da figurinha
do animal e buscará no álbum o número correspondente. Logo após será retirado
um cartão de cada vez com a informação dos animais selecionado e lerá para os
alunos até o grupo/classe adivinhar qual o animal se refere às características
dos cartões, depois os alunos cada qual em seu álbum deverá colar a figurinha
no álbum.
Nesta aula será sorteado 5
figurinhas de animais, para que os alunos possam adivinhar, em seguida será
colado no álbum as figurinhas.
AVALIAÇÃO: será avaliado o conhecimento adquirido pelos os alunos sobre os animais que estão em extinção na Mata Atlântica.
ATIVIDADE 4
Duração da atividade: 1 aula
No primeiro momento na sala de aula
será exposto qual a finalidade de uma carta ao leitor, em seguida será entregue
aos alunos cartas ao leitores retiradas de jornais e revistas.
No segundo momento no laboratório de
informática, será acessado o endereço on-line no ,site G1 para
a leitura do texto “ Flora e fauna estão mais ameaçados na Mata Atlântica,
aponta IBGE”. Após a leitura do texto será utilizando o programa
Microsoft Word ( iniciar> Microsoft Word> botão office> novo>
cartas> pessoal) para construção da carta ao leitor, após finalizar será
impresso as cartas aos leitores.
Na sala de aula será sorteado mais 5
figuras de animais que faz parte do Álbum dos animais da Mata Atlântica para
que os alunos possam adivinhar , em seguida será colado no álbum as figurinhas.
AVALIAÇÃO: Será avaliada a escrita,
atendimento as especificidades do gênero textual (carta ao leitor),construção
dos argumentos e o envolvimento na utilização da ferramenta Microsoft Word. Na
atividade do “Álbum dos animais da Mata Atlântica”, será avaliado o
conhecimento adquirido pelos os alunos sobre os animais que estão em extinção
na Mata Atlântica.
ATIVIDADE 5
Duração da atividade: 1 aula
No primeiro momento em sala de aula,
será discutido sobre o gênero discursivo História em Quadrinhos , será
apresentado diferentes tipos de história em quadrinhos impressos.
As histórias em quadrinho para imprimir
são encontradas no Google imagens em
seguida será iniciado a discussão sobre as características da história em
quadrinhos tais como: narração, espaço, tempo, onomatopeias, metáforas visuais,
legendas, balões entre outros. Os alunos serão organizados em duplas para
montar um roteiro da HQ cujo tema será sobre a Mata Atlântica. No segundo
momento no laboratório de informática os alunos acessarão o site Luz do Saber, para fazer uma HQ, após finalizado será impresso a História em quadrinhos.
AVALIAÇÃO: Será avaliado a escrita, o atendimento as
especificidades do gênero discursivo (HQ), participação na elaboração do
roteiro e o envolvimento na utilização do site para a construção da HQ.
ATIVIDADE 6
Duração da atividade: 1 aula
Na sala de aula será entregue aos
alunos diferentes tipos de convites impressos, que são encontrados no Google ,
em seguida será discutido as características do convite (tema, quem convida,
dia, data, local), logo após será informado aos alunos que confeccionarão
convites para colocar no entorno da escola, convidando os alunos e os pais para
uma exposição de todos os materiais confeccionados sobre a Mata
Atlântica.
No segundo momento no laboratório de
informática, os alunos deverão ser organizados em duplas, para confeccionar
convites utilizando o programa Microsoft Word (iniciar> Microsoft Word>
botão Office> Convite), após finalizado será impresso os convites.
AVALIAÇÃO: Será avaliado, a escrita, o atendimento as
especificidades do gênero textual (convite), reconhecimento do uso social do
convite, e o envolvimento na utilização da ferramenta Microsoft Word.
RECURSOS A SEREM
UTILIZADOS:
- Computador
- Lápis de cor
- Lápis grafite
- Folha
- Cola
LINKS:
De olho na Mata Atlântica
Autora: Ingrid
Biesemeyer Bellinghausen
Editora: Dcl Difusao Cultural
Imagine que chegamos ao
Brasil em 1500. Como será que era a Mata Atlântica naquela época? Agora,
imagine uma viagem feita hoje, pela mesma Mata. O que será que aconteceu? A
autora e ilustradora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen vai guiar essa nossa
trilha, mostrando as belezas e peculiaridades da natureza. Abra o livro e tenha
uma boa viagem!
Juca Brasileiro – A Mata Atlântica
Autora: Patrícia Secco
Editora: Melhoramentos
Juca e seus amigos, numa aventura na Mata
Atlântica, descobrem a importância da preservação do meio ambiente e da
reciclagem do lixo.
Nina na Mata Atlântica
Autor: Nina Nazario
Editora: Oficina de textos
Prepare sua mochila. Pegue o mapa e escolha a trilha. Com Nina e
seus amigos, vamos caminhar por rios e cachoeiras a caminho do mar e conhecer a
Mata Atlântica, um bioma rico em diversidade de espécies. Nesta aventura você
vai conhecer os seres vivos que lá habitam como orquídeas, bromélias, cotias,
bugios e mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário